Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4068
Título: Ler ou escrever?: dificuldades e perspectivas nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Barros, Gerlane santos de
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Língua portuguesa - ensino
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem o intuito de verificar as condições da prática de leitura e produção de textos na escola Municipal Raul de Freitas Molzinho, localizada na cidade de Guarabira. Nesta escola, os alunos do ensino fundamental II, do (6º sexto) ano apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo toma como norte teórico trabalhos de autores que trabalham especificamente com esta problemática, os estudiosos como DOLZ (2004), MARCUSCHI (2010), TEBEROSKY (1996), GERALDI (1984), FREIRE (1989), ZORZI (1998). Buscamos compreender e definir o processo de leitura e produção textual nas aulas de língua Portuguesa explicitando as propostas que tem sido desenvolvidas na perspectiva considerando processo como algo contínuo na vida do sujeito-aluno-leitor e produtor de texto. Conscientes que ao falar, temos uma infinidade de recursos para transmitir as nossas ideias. Podemos usar gestos com as mãos e com o corpo, expressões faciais e a própria entonação da voz. Entretanto, ao escrevermos um texto, as únicas ferramentas que dispomos são as próprias palavras e os sinais de pontuação. Isto traz uma enorme limitação, que pode se tornar ainda maior se a pessoa não tem o costume de escrever e não usa algumas técnicas. Apesar de haver correlações entre fala e escrita, o ato de escrever é muito diferente do ato de falar. E a grande diferença reside essencialmente no fato de o interlocutor estar presente na hora da fala e ausente no momento em que escrevemos. Assim esse trabalho vem buscar nos educandos como se desenvolve o ato de ler e escrever, que os remetem ao fracasso durante as aulas de produção textual. É preciso que o aluno seja capaz de expressar através da produção escrita, o seu ponto de vista, para que se comunique cada vez melhor.
Descrição: BARROS, G. S. de. Ler ou escrever?: dificuldades e perspectivas nas aulas de língua portuguesa. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4068
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Santos de Barros.pdfGerlane Santos de Barros5.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.