Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4069
Título: A leitura do gênero discursivo cordel em sala de aula: uma prática possível
Autor(es): Silva, Andréa Marques da
Palavras-chave: Língua portuguesa - ensino
Leitura
Gênero discursivo
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a prática de leitura em sala de aula, mais especificamente, da leitura da Literatura de Cordel. Inicialmente, procuramos refletir sobre a prática da leitura na escola e como ela contribui na formação crítica de seus leitores procurando evidenciar a sua função social. Para subsidiar a análise, recorremos à perspectiva do ensino de língua portuguesa pautada na própria leitura de textos. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e revisão da fortuna crítica sobre o tema. No primeiro capítulo, tomamos por base textos apresentados por pesquisadores da área de linguística textual, gêneros do discurso e Literatura Oral. No segundo capítulo, apresentamos a Literatura de Cordel e suas peculiaridades. Por último, propomos a inserção do gênero discursivo Literatura de Cordel em sala de aula, pontuando sua forte contribuição na formação de alunos-leitores mais críticos e conscientes de valores muitas vezes esquecidos pela sociedade moderna.
Descrição: SILVA, A. M. da. A leitura do gênero discursivo cordel em sala de aula: uma prática possível. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico- Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4069
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Marques da Silva.pdfAndréa Marques da Silva1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.