Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQuinto, Katiuscia Barbosa-
dc.date.accessioned2014-07-03T12:17:47Z-
dc.date.available2014-07-03T12:17:47Z-
dc.date.issued2014-07-03-
dc.identifier.otherCDD 427-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4071-
dc.descriptionQUINTO, K. B. Ambientes virtuais de aprendizagem: o Livemocha como facilitador do ensino-aprendizagem de leitura e escrita nas aulas de Língua Inglesa. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO universo online tem se feito cada vez mais presente em todas as áreas, dentre estas, a educação. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à aprendizagem. O acesso à internet pode proporcionar ao usuário contato com informações e notícias em tempo real, assim como promover a interação com pessoas do mundo inteiro e o aprendizado de qualquer língua de forma muito cômoda para seus usuários. O papel do professor é importante para administrar as possibilidades de conhecimento e gerenciar o volume de informações provenientes da internet, sendo imprescindível para orientar aos aprendizes quanto aos limites e as condições de processar toda esta dinâmica do mundo moderno. Diante de tais fatos, objetivamos analisar o uso das ferramentas da internet como aliadas ao ensino de língua inglesa (LI). E mais precisamente almejamos fomentar a aprendizagem das habilidades de leitura e escrita em LI utilizando o ambiente virtual livemocha como recurso didático. Tal pesquisa, qualitativa foi desenvolvida em uma turma de ensino médio da Escola Estadual Dr. Tercílio Teixeira da Cruz, na cidade de Tacima – PB. Quanto ao referencial teórico utilizado contamos com os estudos de Araújo e Rodrigues (2005), PCN (2000), Carvalho (2009), Schutz (2014)... Os resultados da experiência revelaram que o uso dos recursos cibernéticos favoreceu de um modo geral o trabalho das professoras de L2 da referida escola, assim como revitalizou a motivação dos alunos. No que tange a escrita e a leitura de L2, embora os resultados tenham sido positivos, ainda observamos que tais alunos apresentaram muitas dificuldades ao realizar as duas habilidades, mesmo com o auxílio do livemocha. De modo geral, esta pesquisa entendeu que o uso desta nova ferramenta virtual ajudou a despertar o interesse dos aprendizes, favoreceu um contato maior com nativos da língua inglesa, configurando-se em uma ferramenta útil à aprendizagem da leitura, interpretação e escrita de LI.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juarez Nogueira Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLivemochapt_BR
dc.titleAmbientes virtuais de aprendizagem: o Livemocha como facilitador do ensino-aprendizagem de leitura e escrita nas aulas de Língua Inglesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiuscia Barbosa Quinto.pdfKatiuscia Barbosa Quinto2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.