Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4075
Título: Variação linguística e ensino: considerações acerca da influência da oralidade na escrita
Autor(es): Pontes Júnior, Antônio Pereira
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação linguística
Preconceito linguístico
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Este trabalho, à luz da Sociolinguística Variacionista, visa analisar e interpretar a variação de fenômenos encontrados em vinte produções textuais de alunos de uma escola pública do município de Guarabira – PB, buscando evidenciar a influência da oralidade na escrita. Os fenômenos linguísticos observados foram: apagamento do /r/ final em verbos no infinitivo; ausência de concordância verbal e nominal; troca da consoante líquida /l/ pela semivogal /w/. Estes fenômenos serão analisados e subsidiados pelas teorias e estudos de Labov (1972), Bortoni-Ricardo (2006) e Marcuschi (2001), contrapondo-os com as variantes sociais faixa etária e sexo. Nosso corpus foi construído a partir de uma atividade de produção textual sobre um tema comum para uma turma de segundo ano do ensino médio, a qual encaixava-se no perfil estabelecido para a pesquisa. Após a coleta destas produções, as mesmas foram analisadas privilegiando-se as variantes sociais de faixa etária – de 15 aos 20 anos de idade e sexo – masculino e feminino. Após a análise, foi possível perceber a influência da fala na escrita e desmistificar a noção clássica de erro tão defendida pelos professores de língua portuguesa e gramáticos, erro este advindo do plano oral e que perpassa, portanto, a escrita dos falantes da língua.
Descrição: PONTES JÚNIOR, A. P. Variação linguística e ensino: considerações acerca da influência da oralidade na escrita. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4075
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Pereira Pontes Júnior.pdfAntônio Pereira Pontes Júnior679.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.