Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4076
Título: Construindo competências comunicativas
Autor(es): Silva, Carla Cristina Costa da
Palavras-chave: Língua portuguesa
Parâmetros curriculares nacionais
Competências comunicativas
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Esta monografia tem por objetivo apontar como as competências em Língua Portuguesa, estabelecidas pelos PCNs, estão sendo construídas pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Paulo Brandão Cavalcante Filho, na cidade de Guarabira, Paraíba. A fim de que haja uma adequada compreensão da discussão, o trabalho encontra-se estruturado da seguinte maneira: as causas do estudo, o problema, o objetivo, e a relevância deste estudo; a fundamentação teórica da pesquisa e uma análise dos PCNs na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Para tanto, a metodologia estabelecida para o desenvolvimento da pesquisa agrupa os dados coletados no 5º ano da Escola Municipal Paulo Brandão Cavalcante Filho, e sua análise, mediante à fundamentação teórica selecionada para embasar a pesquisa, com as abordagens de Allessandrini (2002), Bagno (2001), Macedo (2002), Perrenoud (2002), dentre outros. Os resultados mostram que as competências em Língua Portuguesa, estabelecidas pelos PCNs, ainda não estão sendo construídas pelos alunos e indicam que mudanças significativas no desenvolvimento dessas competências faz-se necessário.
Descrição: SILVA, C. C. C. da. Construindo competências comunicativas. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4076
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Cristina Costa da Silva.pdfCarla Cristina Costa da Silva5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.