Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4088
Título: Acessibilidade da estrutura física da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Araújo, Vanêssa Yorke da Silva
Palavras-chave: Acessibilidade
Barreiras Arquitetônicas
Biblioteca Universitária
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A sociedade, nos dias de hoje, utiliza-se com maior freqüência dos serviços públicos e privados, por isso programar a acessibilidade irá proporcionar de forma ativa a participação de qualquer usuário. Como a educação é um direito de todos os cidadãos, a acessibilidade vem sendo uma ferramenta necessária para que as pessoas possam acompanhar a qualidade de locomoção, uma vez que o âmbito de uma biblioteca universitária, local onde se busca sabedoria e conhecimento, precisa ser um espaço de livre acesso para todas as pessoas. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo identificar barreiras arquitetônicas existentes na Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e propor as correções nos diversos ambientes existentes, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT 9050 que regem acerca da acessibilidade para pessoas com deficiência. A pesquisa utilizada é do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, realizada por meio de Check list, elaborada e fundamentada na NBR 9050 da ABNT. O estudo analisa as seguintes variáveis: acesso externo e interior à edificação, bem como ao mobiliário e instalações sanitárias da biblioteca selecionada. Os dados foram coletados no dia 27 de junho de 2012 e analisados através de estatística descritiva simples. O estudo aponta que a biblioteca ainda não se encontra apta a promover acessibilidade adequada, devido à falta de planejamento de sua estruturação física, dificultando, com isso, o ir e vir livremente da população. Das variáveis estudadas o pior resultado obtido se refere a não disponibilidade da sinalização visual e de recursos digitais, em Braille, para uso de pessoas com deficiência física e/ou visual, pois na biblioteca examinada tais recursos inexistem. Nesse sentindo, proporcionar mudanças e promover cidadania em um ambiente acadêmico, irá contribuir na mobilidade desses indivíduos, favorecendo a promoção de saúde e qualidade de vida. Desta forma, a sociedade poderá usufruir de seus direitos, sem prejuízos e restrições. É oportuno salientar que no momento em que estava sendo realizada esta pesquisa, o serviço examinado não atendia integralmente os princípios da acessibilidade para pessoas com deficiência.
Descrição: ARAÚJO, V. Y. da S. Acessibilidade da estrutura física da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4088
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanêssa Yorke da Silva Araújo.pdfVanêssa Yorke da Silva Araújo944.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.