Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/410
Título: Diagnóstico das condições de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Umbuzeiro – PB
Autor(es): Cândido, Laíse Alves
Palavras-chave: Abastecimento de água
Saneamento
Poluição ambiental
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O Município de Umbuzeiro, localizado no semiárido Paraibano, no Nordeste do Brasil, foi escolhido como objeto de estudo deste trabalho, cujo objetivo foi fazer um diagnóstico do abastecimento de água e esgotamento sanitário do Município, fornecendo subsídios para a elaboração de propostas de ações, visando melhorias no seu saneamento ambiental. As informações utilizadas para compor o diagnóstico são relativas à população residente em domicílios particulares permanentes urbanos, e foram obtidas através da aplicação de questionários nas residências, visitas técnicas e entrevistas com os responsáveis pelos sistemas de captação e tratamento de água para abastecimento público e de esgotamento sanitário do Município. Em se tratando do abastecimento de água, os principais problemas observados foram: a existência de apenas um conjunto motor bomba na Estação de Tratamento de Água (ETA); a falta do dosador de cloro gasoso; e a ineficácia de um dos dois filtros de areia. Em virtude da constante falta de água, muitos moradores optaram pela não utilização da água da rede de abastecimento, usando água de outras fontes, em condições quase sempre inadequadas. Além do abastecimento de água, seu transporte e armazenamento também representam pontos de atenção. Avaliando-se as condições de esgotamento sanitário, descobriu-se que 63,46% da população têm seus esgotos lançados na rede pública de esgoto e dos 36,54% restantes, 68,42% possuem fossa séptica. O restante destina seus engotos para a rua, quintal, córrego, ou fossa seca. Baseadas nos dados obtidos, as ações propostas incluem uma reforma completa da ETA municipal e a ampliação do seu reservatório de acumulação, e a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), composta por um sistema de lagoas de estabilização.
Descrição: CÂNDIDO, L. A. Diagnóstico das condições de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Umbuzeiro – PB. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/410
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laíse Alves Candido 1.pdfLaíse Alves Cândido Parte 11.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Laíse Alves Candido 2.pdfLaíse Alves Cândido Parte 21.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Laíse Alves Candido 3.pdfLaíse Alves Cândido Parte 3676.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.