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dc.contributor.authorOliveira, Priscilla Abilio de-
dc.date.accessioned2014-07-03T19:26:38Z-
dc.date.available2014-07-03T19:26:38Z-
dc.date.issued2014-07-03-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4104-
dc.descriptionOLIVEIRA, P. A. de. A perspectiva problematizadora no ensino de Biologia: percepção de alunos concluintes do curso de licenciatura em Biologia (noturno) CCBS-UEPB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractFrente ao modelo de ensino atual, limitado hegemonicamente a uma concepção “bancária”, baseada no “tradicionalismo” que objetiva apenas a reprodução de conhecimentos, atribuindo extrema importância ao conteúdo e a matéria para que o aluno absorva, memorize e, por fim, reproduza, geralmente sem modificação, nos exames e provas, para que lhe seja atribuída uma nota, sem ser considerado os seus conhecimentos prévios advindos do seu contexto social, urge a necessidade de se repensar os processos de ensino-aprendizagem e, nesse sentido, a perspectiva problematizadora coloca-se como uma possibilidade significativa a ser pensada e vivenciada. Portanto, ancorando-se nessa linha de raciocínio, optamos pelo estudo da perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica a partir da percepção de alunos/as concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – noturno – CCBS/Campus I/UEPB, com o propósito de averiguar se a formação universitária tem contribuído com as condições necessárias ao desenvolvimento de processos de ensinoaprendizagem em Biologia na perspectiva problematizadora, em função de sua relevância na formação docente e de sua profunda significância no âmbito escolar e social do discente. Para tanto, nos pautamos por uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva de investigação, coletando os dados por meio de entrevistas não estruturadas gravadas em áudio; Para análise dos dados nos pautamos pela “análise de conteúdo” (Bardin, 2011). Em síntese, ao final da investigação, concluímos que os estudantes implicados na pesquisa apresentam conhecimentos incipientes acerca da temática abordada, em consequência, segundo eles, da não abordagem desta nos componentes curriculares de formação, a exceção de algumas das práticas pedagógicas. Por outro lado, identificamos que os mesmos conseguem expressar noções acerca da importância da perspectiva problematizadora no contexto da educação Biológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:José Valberto de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA perspectiva problematizadora no ensino de Biologia: percepção de alunos concluintes do curso de licenciatura em Biologia (noturno) CCBS-UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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