Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4131
Título: Acondicionamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde gerados pelos portadores de Diabetes Mellitus em um bairro de Campina Grande-PB
Autor(es): Silva, Eliane Henrique da
Palavras-chave: Gestão de resíduos sólidos
Resíduo hospitalar
Diabetes Mellitus
Educação Ambiental
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A diabetes mellitus é uma doença que afeta crianças ou adultos em qualquer faixa etária. Sendo causada pela diminuição total ou parcial da insulina. Como os usuários de insulina fazem uso rotineiro de seringas e realizam constantemente o controle glicêmico, tornam-se um produtor em potencial de resíduos de serviço de saúde de uso doméstico de grande risco aos indivíduos que manuseiam e ao meio ambiente, se não houver um gerenciamento seguro e adequado. Os resíduos de serviço de saúde devem seguir as recomendações técnicas e legais definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Conselho Nacional do Meio Ambiente. Esta pesquisa foi desenvolvida com 16 portadores de diabetes mellitus com o objetivo de analisar o acondicionamento e destinação final das seringas e frascos de insulina utilizados pelos portadores de diabetes mellitus em um bairro de Campina Grande-PB, visando dessa forma, propor estratégias de sensibilização e mudanças de atitudes. Os dados foram coletados através de entrevistas não estruturadas e semiestruturadas aplicadas aos agentes de saúde (26%), enfermeiras (50%) e aos moradores portadores de diabetes mellitus das ruas cadastradas no Projeto GIRES (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) (100%). Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, organizados em gráficos por meio do software Microsoft Office Excel 2007, procedendo-se a análise estatística descritiva. Os resultados obtidos revelaram que 81% utilizam mensalmente, a média de 62 seringas acopladas com agulha. 19% usam apenas a quantidade de oito seringas disponibilizada pela Unidade Básica de Saúde da Família do bairro, mas por ter que reutilizar a seringa durante quatro dias, eles são praticamente obrigados a comprar mais 12 seringas, totalizando em média 20 por mês. A reutilização da agulha acarreta além de risco a saúde, desconforto. Constatou-se 100% dos pacientes estudados acondicionam e destinam de forma incorreta os resíduos de serviços de saúde gerados. Os principais fatores que contribuem para este tipo de procedimento compreendem a falta de educação, formação e de sensibilização e a ausência de um ponto de coleta deste tipo de resíduo no bairro. Este cenário revela a necessidade da existência de um sistema organizado para o manejo desse tipo de resíduo no domicílio e as estratégias em Educação Ambiental tornam-se necessárias para ampliar as ações educativas em saúde com vistas ao manuseio correto desses resíduos no sentido de diminuir os impactos ambientais e sociais negativos.
Descrição: SILVA, E. H. da. Acondicionamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde gerados pelos portadores de Diabetes Mellitus em um bairro de Campina Grande-PB. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4131
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Henrique da Silva.pdfEliane Henrique da Silva1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.