Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Érika Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T13:12:55Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T13:12:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4154 | - |
dc.description | Santos, É. B. Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais com oficinas pedagógicas: experiências a partir de projeto de extensão. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudos acerca de como ensinar na sala de aula vem assumindo um papel fundamental à medida que se desenvolve a sociedade e suas tecnologias. Fundamentado nisto, o proposto trabalho apresenta impressões acerca da ação pedagógica por meio de uma pesquisa realizada a partir do projeto de extensão intitulado "Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola’’, foi realizado numa escola pública estadual da cidade de Campina Grande (PB), cujo foco era compreender as práticas sociais de leitura e escrita nos anos iniciais a partir da realização de oficinas pedagógicas com o uso de linguagens educativas que motivassem a leitura nas crianças. A proposta do artigo é discutir sobre a importância da leitura nos anos iniciais através de oficinas pedagógicas como proposta metodológica para o incentivo à leitura. Refletimos sobre a educação através dos estudos de Candau & Moreira (2003), discutimos leitura a partir de estudos de Rojo (2004) e repensamos a escrita através de estudos de Koch (2009), entre outros teóricos que debatem sobre questões que envolvem a escrita e a leitura na escola, pontuando aspectos significativos de sua produção neste ambiente. De acordo com as ações pedagógicas desenvolvidas durante a atuação, foi possível compreender que o processo de letramento dos colaboradores/as não está concluído, pois as práticas de leitura e escrita compreendem um amplo e contínuo processo no desenvolvimento de habilidades que favoreçam as crianças na comunicação e na socialização entre os indivíduos da sociedade na qual estão inseridas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Oficina Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Extensão | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais com oficinas pedagógicas: experiências a partir de projeto de extensão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Érika Barbosa Santos.pdf | Érika Barbosa Santos | 583.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.