Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4162
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Larysse Authayra de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T13:13:54Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T13:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.58 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4162 | - |
dc.description | Farias, L. A. de. A escola e o cyberbullying. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem como temática O Cyberbullying na escola, no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eutália Ramos Gurjão, localizada no município de Gurjão-PB. Objetivamos analisar a realidade deste contexto através da percepção dos alunos do 5ºano do Ensino Fundamental da referida escola. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de campo, fundamentada na abordagem qualitativa à luz da pesquisa exploratória. Durante a pesquisa foi exibido aos alunos o vídeo educativo Cyberbullying- The effects e posteriormente foi aplicado um questionário com perguntas abertas acerca do tema Cyberbullying. Esse procedimento foi fundamental para embasar nossas argumentações teóricas sobre o objeto em estudo e seu contexto, com a intenção de compreendê-lo. Como resultado, a pesquisa aponta que a internet esta presente diariamente na vida dos alunos pesquisados, assim como as redes sociais. A pesquisa revela ainda que o tema Cyberbullying nunca foi discutido na escola pesquisada e dentre os alunos pesquisados foram encontrados percentuais de expectadores, vítimas e autores de Cyberbullying o que só reforça a importância da inserção de tal temática no cotidiano escolar. Os elementos encontrados nos estudos confirmam que o Cyberbullying está efetivamente presente na vida desses jovens, sejam eles vítimas, autores ou espectadores do sofrimento alheio. Nesse sentido, compreende-se que se espera da família, da escola e do poder público o papel de promover ações para proteger a vida de crianças e adolescentes, para um mundo com menos violência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Bullying Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cyberbullying Internet | pt_BR |
dc.subject | Violência Escolar | pt_BR |
dc.title | A escola e o cyberbullying | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larysse Authayra de Farias.pdf | Larysse Authayra de Farias | 700.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.