Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Adelma Maria Guimarães-
dc.date.accessioned2014-07-09T13:14:07Z-
dc.date.available2014-07-09T13:14:07Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4164-
dc.descriptionGonçalves, A. M. G. O uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute o uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais, destacando as categorias geográficas: espaço, paisagem e lugar, construídas junto ao livro didático, tendo como objetivo estimular uma prática pedagógica ativa junto aos docentes das séries iniciais, especialmente nas aulas de Geografia. Metodologicamente o estudo apresenta-se de caráter bibliográfico, utilizando como principal referência o livro didático de Geografia da Paraíba sugerido para o 4 º e 5º anodo Ensino Fundamental, além de obras de pesquisadores que estudam a Geografia nas séries inicias, especialmente Helena Callai. Uma das preocupações desse trabalho é contribui para contextualização da Geografia junto à realidade do aluno, evitando a fragmentação que muitas vezes é praticada por uma grande parcela dos docentes, por não terem conhecimento teórico e metodológico para lecionarem essa disciplina, empobrecendo a construção do conhecimento geográfico. Muitos docentes priorizam as disciplinas de Língua Português e Matemática deixando de lado a disciplina de Geografia, como as demais disciplinas, pois existe uma ideia que a alfabetização das crianças só ocorre através dessas duas disciplinas. Sabe-se que não existe disciplina mais importante do que a outra, pois é a partir da sistematização curricular que os discentes podem ser alfabetizados. Em síntese, o ensino da Geografia das séries iniciais pode ser executado por diversas metodologias e recursos, não apenas pelo livro didático, desconstruindo a ideia junto ao aluno que a disciplina de Geografia é desinteressante e que não interagem com a sociedade e natureza.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectGeografia da Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleO uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelma Maria Guimarães Gonçalves.pdfAdelma Maria Guimarães Gonçalves2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.