Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Adelma Maria Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T13:14:07Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T13:14:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4164 | - |
dc.description | Gonçalves, A. M. G. O uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute o uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais, destacando as categorias geográficas: espaço, paisagem e lugar, construídas junto ao livro didático, tendo como objetivo estimular uma prática pedagógica ativa junto aos docentes das séries iniciais, especialmente nas aulas de Geografia. Metodologicamente o estudo apresenta-se de caráter bibliográfico, utilizando como principal referência o livro didático de Geografia da Paraíba sugerido para o 4 º e 5º anodo Ensino Fundamental, além de obras de pesquisadores que estudam a Geografia nas séries inicias, especialmente Helena Callai. Uma das preocupações desse trabalho é contribui para contextualização da Geografia junto à realidade do aluno, evitando a fragmentação que muitas vezes é praticada por uma grande parcela dos docentes, por não terem conhecimento teórico e metodológico para lecionarem essa disciplina, empobrecendo a construção do conhecimento geográfico. Muitos docentes priorizam as disciplinas de Língua Português e Matemática deixando de lado a disciplina de Geografia, como as demais disciplinas, pois existe uma ideia que a alfabetização das crianças só ocorre através dessas duas disciplinas. Sabe-se que não existe disciplina mais importante do que a outra, pois é a partir da sistematização curricular que os discentes podem ser alfabetizados. Em síntese, o ensino da Geografia das séries iniciais pode ser executado por diversas metodologias e recursos, não apenas pelo livro didático, desconstruindo a ideia junto ao aluno que a disciplina de Geografia é desinteressante e que não interagem com a sociedade e natureza. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Geografia da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | O uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adelma Maria Guimarães Gonçalves.pdf | Adelma Maria Guimarães Gonçalves | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.