Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Paula Sabrina Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T13:14:14Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T13:14:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4166 | - |
dc.description | Albuquerque, P. S. B. de. Diário de leitura: um artefato para alfabetizar letrando. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola do município de Campina Grande com o objetivo de favorecer a alfabetização e o letramento a partir da utilização do gênero diário de leitura como instrumento na formação de leitores e escritores competentes. A pesquisa científica de cunho qualitativo foi conduzida na escola Centro Educacional Moderno. A amostra da referida pesquisa constitui-se pelas turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º, que utilizam o gênero diário de leitura para o registro de suas impressões acerca dos diversos gêneros textuais lidos em sala de aula ou em casa. A metodologia da pesquisa teve como pressuposto a análise dos diários, as observações na rotina escolar e os relatos de experiências dos pais e professores. Com o fim da compreensão e a análise dos dados obtidos, confrontamos com as informações bibliográficas que deram base e subsídios teóricos para a referida pesquisa (COELHO, 2000), (PARREIRAS, 2009), (SILVA& MARTINS, 2010), (SOARES, 2012) e (TEBEROSKY & COLOMER, 2003) nos direcionando em seus estudos para uma revisão dos paradigmas no que diz respeito à formação de leitores e escritores críticos e ativos. Afirmamos que o debate sobre experiências concretas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental contribui significativamente para a promoção das crianças em um ambiente alfabetizador atrelado ao letramento, além de contribuir de forma efetiva para uma prática pedagógicaque possibilite a conscientização desses indivíduos a fim de perceberem a sua importância como seres “pensantes” que podem, acima de tudo, mudar a realidade e interferir no meio no qual estão inseridos, sendo sujeitos ativos e transformadores da sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Cristina de Castro Passos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Formação de Leitores | pt_BR |
dc.subject | Diário de Leitura | pt_BR |
dc.title | Diário de leitura: um artefato para alfabetizar letrando | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paula Sabrina Barbosa de Albuquerque.pdf | Paula Sabrina Barbosa de Albuquerque | 2.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.