Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Paula Sabrina Barbosa de-
dc.date.accessioned2014-07-09T13:14:14Z-
dc.date.available2014-07-09T13:14:14Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.identifier.issnCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4166-
dc.descriptionAlbuquerque, P. S. B. de. Diário de leitura: um artefato para alfabetizar letrando. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola do município de Campina Grande com o objetivo de favorecer a alfabetização e o letramento a partir da utilização do gênero diário de leitura como instrumento na formação de leitores e escritores competentes. A pesquisa científica de cunho qualitativo foi conduzida na escola Centro Educacional Moderno. A amostra da referida pesquisa constitui-se pelas turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º, que utilizam o gênero diário de leitura para o registro de suas impressões acerca dos diversos gêneros textuais lidos em sala de aula ou em casa. A metodologia da pesquisa teve como pressuposto a análise dos diários, as observações na rotina escolar e os relatos de experiências dos pais e professores. Com o fim da compreensão e a análise dos dados obtidos, confrontamos com as informações bibliográficas que deram base e subsídios teóricos para a referida pesquisa (COELHO, 2000), (PARREIRAS, 2009), (SILVA& MARTINS, 2010), (SOARES, 2012) e (TEBEROSKY & COLOMER, 2003) nos direcionando em seus estudos para uma revisão dos paradigmas no que diz respeito à formação de leitores e escritores críticos e ativos. Afirmamos que o debate sobre experiências concretas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental contribui significativamente para a promoção das crianças em um ambiente alfabetizador atrelado ao letramento, além de contribuir de forma efetiva para uma prática pedagógicaque possibilite a conscientização desses indivíduos a fim de perceberem a sua importância como seres “pensantes” que podem, acima de tudo, mudar a realidade e interferir no meio no qual estão inseridos, sendo sujeitos ativos e transformadores da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Cristina de Castro Passospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
dc.subjectDiário de Leiturapt_BR
dc.titleDiário de leitura: um artefato para alfabetizar letrandopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Sabrina Barbosa de Albuquerque.pdfPaula Sabrina Barbosa de Albuquerque2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.