Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Adilma Oliveira Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T13:14:18Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T13:14:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4167 | - |
dc.description | Soares, A. O. S. Alfabetização: um olhar sobre a prática do professor. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alfabetização ocupa uma importante etapa da vida escolar de uma criança, por isso o presente trabalho aborda a temática da prática da professora de alfabetização que irá ser objeto de estudo. A finalidade desse trabalho é analisar as implicações da prática docente numa turma de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Montadas. O método de pesquisa foi à abordagem qualitativa, no qual se fundamentou em alguns teóricos que abordam estudos sobre a alfabetização, dentre eles: ANTUNES 2003; CAGLIARI 2007; FERREIRO 2010; GARCIA 2008; MOLL 2009; SOARES 2009; TEBEROSKY 2008. As visitas à sala da classe de 1º Ano, da Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental Helena José Porto, ajudaram a abstrair os processos escolares que apresentavam, explícita e implicitamente, elementos os quais ajudaram a compreender a prática docente nessa classe de alfabetização. A coleta de dados contou com os seguintes instrumentos: o questionário composto de dez questões fechadas e a observação não participante das aulas. Acreditamos que com este estudo acadêmico, possamos levar o professor alfabetizador, que está atuando nas salas de alfabetização, a refletir sobre sua prática pedagógica; assim como a comunidade acadêmica pode utilizá-lo na formação de novos educadores, principalmente levando a compreensão do processo de alfabetização, que já é tão discutido mais na prática pouco é modificado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Katia Cristina de Castro Passos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.title | Alfabetização: um olhar sobre a prática do professor | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adilma Oliveira Silva Soares.pdf | Adilma Oliveira Silva Soares | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.