Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4170
Título: Estudo da paisagem na construção do saber geográfico na Escola Municipal Espírito Santo – Alagoa Nova – PB
Autor(es): Oliveira, Sheila Almeida de
Palavras-chave: Paisagem
Geografia e Ensino
Construção do conhecimento
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Diante do processo de renovação por qual passa a ciência geográfica, no que tange às suas teorias e metodologias, fica percebível o quanto se faz necessário buscar por constantes alternativas de transmissão e construção do conhecimento, para que seja atingido o seu objetivo enquanto ciência ou disciplina escolar, que é oferecer meios de compreensão do espaço geográfico. Por isso, a importância em se trabalhar o conceito de paisagem, pois este se torna elemento de revelação das práticas sociais existentes no espaço, portanto, “uma ferramenta” de construção do ensino, ainda mais para a 1ª Fase do Ensino Fundamental, que é quando os alunos iniciam o seu contato com a geografia. Assim, através dos subsídios oferecidos pelo conceito de paisagem, este trabalho tem como objetivo observar como os alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Espírito Santo em Alagoa Nova – PB constroem seus conhecimentos sobre a organização do espaço vivenciado por eles. A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas, aplicação de questionário, aulas expositivas e dialogadas, e, aula de campo. Só assim, os alunos conseguiram entender a organização espacial, do qual eles são frutos, mas ao mesmo tempo são agentes modificadores de acordo com a técnica e cultura que possui.
Descrição: Oliveira, S. A. de. Estudo da paisagem na construção do saber geográfico na Escola Municipal Espírito Santo – Alagoa Nova – PB. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4170
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheila Almeida de Oliveira.pdfSheila Almeida de Oliveira3.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.