Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4172
Título: | Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental |
Autor(es): | Vasconcelos, Rossana Franklin Meira |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental Ensino de História Povo Indígena |
Data do documento: | 9-Jul-2014 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral analisar as visões sobre os povos indígenas nos livros didáticos de história a fim de conhecer a percepção docente do Ensino Fundamental I a respeito dessa temática. Nossa proposta é verificar a maneira como a autora do manual didático discute essa problemática e como as docentes se posicionam sobre esses conhecimentos no contexto da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou e estudo de caso, envolvendo duas professoras de escola pública da rede municipal de Campina Grande – PB. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que contemplou os teóricos da área, bem como utilizamos fontes documentais oficiais, o que nos permitiu a compreensão dessa realidade. Observamos que a temática indígena ainda precisa ser aprofundada nos espaços educacionais, uma vez que as abordagens são superficiais e não notabilizam as sociedades indígenas. Desse modo, o trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre os povos indígenas defendendo sua visibilidade e valorização nos processos pedagógicos, sobretudo no ensino de história. |
Descrição: | Vasconcelos, R. F. M. Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4172 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rossana Franklin Meira Vasaconcelos.pdf | Rossana Franklin Meira Vasaconcelos | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.