Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4177
Título: O ENEM como referencial para reformulação da prática docente
Autor(es): Oliveira, William Araújo de
Palavras-chave: Prática de ensino
ENEM
Interdisciplinaridade
Reformulação pedagógica
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) vem se popularizando a cada ano e deixou de ser apenas um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio e tornou-se uma oportunidade real de ingresso no ensino superior. Diferente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do ENEM é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o ENEM coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los. Diante desse contexto e da consequente necessidade de reformular a prática docente no sentido de romper com o modelo tradicional de ensino e desenvolver um modelo que gere nos discentes as mais diversas competências e habilidades e que propicie não apenas um bom desempenho na prova do ENEM mais também elementos para formação e vida em sociedade, aplicou-se, dentro do Estágio Supervisionado VII e VIII, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nezinha Cunha Lima, práticas docentes norteadas pelos Referenciais Teóricos do ENEM, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e pela Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Observou-se que o modelo aplicado, que por fins didáticos aqui denominamos sóciointeracionista-construtivista, atende a proposta uma vez que flexibiliza o papel do professor e aproxima o discente da sua realidade, consolidando-se como uma importante ferramenta no fomento ao processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: OLIVEIRA, W. A. de. O ENEM como referencial para reformulação da prática docente. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4177
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - William Araújo de Oliveira.pdfWilliam Araújo de Oliveira521.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.