Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4180
Título: Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Moniclaudia Pereira dos
Palavras-chave: Desempenho escolar
Medidas repetidas
Análise multivariada
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O ensino fundamental e uma das etapas mais importantes para a formação do indiv íduo, que requer em sua conclusão o dom ínio da escrita, leitura e do c álculo capacitando-o a compreender as diversas formas do ambiente social e natural, assim é importante analisar o desempenho escolar durante essa etapa, analisando-se as diferen ças ou não com rela ção ao tempo (ano escolar) e ao sexo (feminino e masculino). A realização de estudos com medidas repetidas na avalia ção do desempenho escolar torna-se relevante, visto que, a compreensão e a perspectiva da qualidade da educa ção, muitas vezes est á relacionada com esse rendimento. Portanto, o objetivo desse trabalho e avaliar o desempenho do aluno atrav és de m étodos estat ísticos, apresentando como t écnica apropriada a análise multivariada com medidas repetidas. Os dados utilizados para o estudo foram coletados de um col égio particular da cidade de Campina Grande, com uma amostra de 40 estudantes, sendo analisadas as m édias nais do mesmo indiví duo em cada ano letivo (2º ao 9º ano) nas disciplinas de português, matem ática, ciências, hist ória e geografi a. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que, as medidas ao longo do tempo são correlacionadas entre si, quanto as hipóteses testadas pode-se concluir que o ano é um fator relevante e não constante quanto ao rendimento do aluno, principalmente mais evidenciado na transi ção do 5º para o 6º ano e que para o fator sexo não encontrou-se evidências para a diferen ça no desempenho escolar entre meninos e meninas. Sendo assim, a an álise multivariada no modelo de medidas repetidas ajustou-se bem aos dados, permitindo-se uma efetiva avalia ção do desempenho escolar na fase do ensino fundamental.
Descrição: SANTOS, M. P. dos. Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4180
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moniclaudia Pereira dos Santos.pdfMoniclaudia Pereira dos Santos1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.