Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4206
Título: Aplicação dos testes não-paramétricos em dados do ENEM 2011
Autor(es): Costa, Wanessa Luana de Brito
Palavras-chave: Estatística - Testes Não - Paramétricos
Enem - Provas
Comparação de Médias
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este trabalho teve por objetivo veri ficar se existem diferen ças signi ficativas entre m édias das provas do ENEM 2011, entre alunos da rede p ública e privada do estado da Para íba. Al ém disso, comparou-se a existência de diferen ça nas m édias de alunos do estado da Para íba com os demais estados do Nordeste. Para o mesmo utilizou-se dados do ENEM 2011 cuja taxa de participa ção das escolas foi igual a 50%, obtidos atrav és do site do INEP. As vari áveis analisadas foras as m édias das provas de Ciências Humanas (CH), Ciências da Natureza (CN), Matem ática (M), Linguagens de C ódigos (LC), Objetivas (O) e Reda ção (R). Para analisar estas diferen ças utilizou-se testes estatí sticos não-param étricos, testes cujo modelo não especi ficam condi ções sobre os parâmetros da popula ção da qual extraiu-se a amostra. A amostra em estudo apresentou diferen ças signi ficativas entre as m édias das provas do ENEM 2011 no ensino das redes p ública e privada em todo Nordeste. Observou-se ainda que o estado da Para íba est á no mesmo caminho que os demais estados da região, em todos os estados o ensino da rede p ública foi desfavorecido.
Descrição: COSTA, W. L. de B. Aplicação dos testes não-paramétricos em dados do ENEM 2011. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4206
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanessa Luana de Brito Costa.pdfWanessa Luana de Brito Costa884.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.