Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4213
Título: Plantão de Escuta Psicológica: mapeamento das publicações on line e da ampliação do serviço
Autor(es): Melo, Ivna Chrisley Alexandrino Ribeiro de
Palavras-chave: Saúde psíquica
Escuta psicológica
Psicologia aplicada
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Atualmente a atenção psicológica vem ampliando a maneira de compreender a clínica para uma dimensão mais social, incluindo-se, a institucional, com o intuito de torná-la mais receptiva à realidade de todos. O serviço de Plantão de Escuta Psicológica se configura como exemplo dessa ampliação, com serviços que acolhem a experiência dos seus usuários salientando seu entorno sociopsicológico. A fim de colaborar com o delineamento desse diferenciado caminho do exercício psicológico, a presente pesquisa bibliográfica objetivou realizar levantamento das publicações on line sobre Plantão de Escuta Psicológica; investigar sobre as aplicações do Serviço de Plantão de Escuta Psicológica em diferentes contextos; e discutir as contribuições do Plantão de Escuta Psicológica à comunidade, utilizando-se do método de Análise de Conteúdo (Bardin). O estudo decorreu da análise dos resumos de 32 artigos que compuseram essa pesquisa e possibilitou constituir três categorias acerca dos temas abordados nas respectivas publicações: Promoção e Prevenção da Saúde em diferentes contextos; Métodos e Técnicas Psicológicas; Reflexões Teórico-Filosóficas. A análise permitiu, ainda, observar que a prática do Plantão vem sendo realizada com eficácia para as diferentes etapas do ciclo de vida, e, em diversos contextos institucionais. Constatados os amplos benefícios trazidos para a sociedade através do Plantão de Escuta Psicológica, concluiu-se que o mesmo é alternativa efetiva para minimizar o abismo existente entre o fazer psicológico e a sociedade, na busca de uma Psicologia mais acessível à todos e no momento da necessidade emergente.
Descrição: MELO, I. C. A. R. d. Plantão de Escuta Psicológica: mapeamento das publicações on line e da ampliação do serviço. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4213
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivna Chrisley Alexandrino Ribeiro de Melo.pdfIvna Chrisley Alexandrino Ribeiro de Melo566.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.