Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4214
Título: A psicologia do vagabundo: resiliência e sentido da vida na obra de Charles Chaplin
Autor(es): Bezerra, Hallyson Alves
Palavras-chave: Logoterapia
Resiliência
Charles Chaplin
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: É possível encontrar um sentido para a vida em meio a dor e ao sofrimento? Segundo Viktor Frankl (1905-1997), fundador da Logoterapia, a vida conserva um sentido específico para cada indivíduo. Isso quer dizer que a todo ser humano, sem exceção, é lhe dada liberdade de posicionar-se diante das situações que lhe são apresentadas e essa liberdade é acompanhada de responsabilidade pelas ações e escolhas. Até os aspectos trágicos da vida podem tornar-se conquistas humanas, mediante a atitude que o indivíduo adota em tais circunstâncias (FRANKL, 2011, p.10). Portanto, a Logoterapia objetiva-se orientar o homem para o sentido, ao mostrar ao paciente que é possível transformar a dor em triunfo humano. A resiliência, termo cunhado da física e só muito recentemente utilizado na psicologia, está evidenciada no corpo teórico da Logoterapia, enquanto mecanismo para a busca de sentido. Refere-se a capacidade da pessoa de superar situações adversas, transformando sua realidade de forma positiva. Analisando a história de vida de um dos homens mais importantes da arte cinematográfica, Charles Chaplin, ator e diretor britânico, foi possível verificar que este possuía uma forte capacidade de resiliência. Sendo assim, este trabalho objetiva-se analisar a biografia de Charles Chaplin, buscando evidenciar a veracidade das afirmações teóricas propostas pela Logoterapia.
Descrição: BEZERRA, H. A. A psicologia do vagabundo: resiliência e sentido da vida na obra de Charles Chaplin. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4214
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hallyson Alves Bezerra.pdfHallyson Alves Bezerra1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.