Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4215
Título: A dança enquanto conteúdo da cultura corporal: uma experiência a partir da abordagem crítico-superadora
Autor(es): Costa, Maria Cristiane dos Santos
Palavras-chave: Educação Física
PIBID
Dança
Abordagem crítico-superadora
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as aulas de Educação Física com o conteúdo dança, a partir da utilização da abordagem de ensino CríticoSuperadora, no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Acreditando que tal abordagem supera metodologias fundadas em uma visão meramente motriz e que amplia caminhos que contemplam a dimensão histórica, cultural, assim, busca inserir o aluno na sociedade de forma mais justa e igualitária. O estudo realizado e relatado neste trabalho foi fruto da experiência no âmbito de uma escola da rede estadual da cidade de Campina Grande – PB, tendo como público alvo a 2ª série do Ensino Médio, do turno da manhã. Utilizamos como instrumento para coleta de dados 05 (cinco) planos de aula e a observação participante, acompanhado de um diário etnográfico. Por meio da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores (2012), podemos constatar avanços significativos para o Programa PIBID- EF, no sentido de desenvolver um trabalho diferenciado com os conteúdos, em especial com a dança, pois através desse direcionamento metodológico enxergamos o contexto das aulas de Educação Física de forma mais organizada e sistematizada, permitindo aos alunos e professores a reflexão e avaliações das ações desenvolvidas, ampliando os conhecimentos. Portanto, concluímos que é válido significar a prática do professor de Educação Física a partir de uma abordagem metodológica e sugerimos a crítico-superadora, já que visualizamos a partir desta, a possibilidade da organização do trabalho pedagógico sistematizado para desenvolver os conteúdos da Educação Física.
Descrição: COSTA, M. C. dos S. A dança enquanto conteúdo da cultura corporal: uma experiência a partir da abordagem crítico-superadora 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4215
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cristiane dos Santos Costa.pdfMaria Cristiane dos Santos Costa2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.