Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4233
Título: Atividade antimicrobiana de produtos naturais derivados de animais: uma revisão
Autor(es): Silva, Magna Jordânia Barbosa de Almeida
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Etnofarmacologia
Produtos animais
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O fenômeno da resistência bacteriana tem impulsionado pesquisadores em todo o mundo a realizarem estudos com substâncias naturais de origens diversas, tais como: vegetal, animal, bacteriana e fúngica. A etnofarmacologia surge no contexto científico fornecendo dados importantes para a realização dessas pesquisas. Grande parte desses estudos utiliza extratos e óleos vegetais nas pesquisas de atividade antimicrobiana; mas há ainda trabalhos importantes que utilizaram substâncias de origem animal e obtiveram resultados significativos sob a ótica da farmacologia bacteriana. Dessa forma, essa revisão buscou na literatura todos os trabalhos que utilizaram produtos animais em pesquisa de atividade antimicrobiana e para tanto se utilizou as bases de dados Scielo, Lilacs, Medline e Google Acadêmico para a realização dessa busca. Trabalhos relacionados ao tema também foram procurados para fornecer embasamento teórico a este. Foram selecionados 41 trabalhos científicos com critérios preestabelecidos: publicações recentes de resistência bacteriana, resultados positivos de pesquisas com vegetais, todos os trabalhos de atividade antimicrobiana com animais e trabalhos de assuntos correlatos. Dessa forma, 18 trabalhos foram de atividade antimicrobiana com vegetais, 11 foram sobre pesquisas de atividade antimicrobiana com representantes do reino Animallia (Filos: Porifera, Artrophoda, Chordata e Mollusca) e 1 com representantes dos Reinos Fungi e Monera, 7 artigos abordavam o fenômeno de resistência bacteriana e 4 tratavam de assuntos correlatos.
Descrição: SILVA, M. J. B. de A. Atividade antimicrobiana de produtos naturais derivados de animais: uma revisão. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4233
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magna Jordânia Barbosa de Almeida Silva.pdfMagna Jordânia Barbosa de Almeida Silva358.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.