Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Adriana da Silva Velozo | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T17:25:59Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T17:25:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4240 | - |
dc.description | BEZERRA, A. da S. V. Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? 2013. 213f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática, tendo como objetivo analisar as razões que levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-aberto, aplicado aos alunos com o intuito de investigar quais as principais dificuldades enfrentadas por eles no ensino e aprendizagem nesta disciplina, quais as principais razões que os levam a reprovação, bem como suas opiniões sobre a forma que essa disciplina é ministrada para eles e o que poderia ser feito para que a situação atual do ensino de Cálculo Diferencial e Integral pudesse ser melhorada. A partir dos dados coletados iniciou-se uma análise qualitativa, com o objetivo de evidenciar o índice de dificuldades e de reprovações neste grupo de alunos, e também saber como os alunos têm se sentido no decorrer do estudo desta disciplina. Portanto, dentre todos os fatores encontrados, a análise desta pesquisa apontou para a metodologia utilizada pelos professores e para a falta de base trazida pelos alunos do ensino básico como principais fatores geradores de dificuldades e reprovações na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Dessa forma, pudemos constatar que as práticas tradicionais em que estas disciplinas estão sendo ministradas e o grande despreparo dos alunos ao ingressarem no curso superior, são determinantes para o grande fracasso dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvanio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial e integral | pt_BR |
dc.title | Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 1.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 1 | 10.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 2.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 2 | 10.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 3.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 3 | 10.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 4.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 4 | 8.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.