Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4245
Título: Aplicação dos modelos lineares generalizados com distribuição binomial para dados binários
Autor(es): Silva, Saullo Wesley Soares da
Palavras-chave: Superdispersão
Família exponencial
Função de ligação
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Os modelos lineares generalizados, foram desenvolvidos por Nelder e Wedderburn, que por sua vez estende-se o domí nio da aplicabilidade dos modelos normais lineares e inclui modelos cuja vari ável resposta pertence a famí lia exponencial de distribui ções. Exemplos são os modelos log-lineares, modelos gama para dados cont ínuos, modelos logito e probito para dados de propor ções, dentre outros. Nelder e Wedderburn desenvolveram um algoritmo para calcular as estimativas de m áxima verossimilhan ca, que equivale a uma regressão do mí nimos quadrados ponderados. Ap ós realizar o ajuste de um modelo linear generalizado a determinado conjunto de observações, a varia ção residual poder a ser maior do que a variação que pode ser acomodada pelo modelo. Isso poder a indicar a ocorrência de superdispersão. Dentre v árias das poss íveis causas da superdispersão, duas delas podem ser a forma como o experimento foi conduzido e o processo de coleta dos dados. Quando ocorre a superdispersão, deve-se procurar vari áveis explanat órias adicionais, ou incluir no modelo uma fonte adicional de varia ção que a acomode. Uma das maneiras de se acomodar a superdispersão e incluir um efeito aleat ório no modelo. Neste trabalho, o objetivo e apresentar a estimação dos parâmetros de um modelo linear generalizado e sua implementação no software R.
Descrição: SILVA, S. W. S. da. Aplicação dos modelos lineares generalizados com distribuição binomial para dados binários. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4245
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saullo Wesley Soares da Silva.pdfSaullo Wesley Soares da Silva816.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.