Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4264
Título: Variabilidade de Aedes aegypti em área urbana de Campina Grande - PB
Autor(es): Lima, Fernanda Fernandes Duarte de Oliveira
Palavras-chave: Diversidade genética
Vetor da dengue
Fluxo gênico
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: A caracterização de insetos possibilita a identificação de diversas especificidades através dos padrões fisiológicos, morfológicos e genéticos é possível obter uma estruturação populacional. A utilização de marcadores moleculares são ferramentas baseadas em DNA que possibilita complementar ao estudo desta caracterização. O objetivo desse trabalho foi avaliar a diversidade genética de populações de Aedes aegypti nos bairros do Catolé e José Pinheiro, Campina Grande, PB, utilizando marcadores moleculares microssatélite e determinar a estrutura genética e o nível de fluxo gênico entre as populações em escala micro geográfica através com a utilização de 3 pares de primers. A coleta de ovos realizada no mês de fevereiro utilizando 10 pontos em cada bairro serviu para a tabulação dos dados e a realização da PCR com três primers de microssatelite. No programa GenAlEx 6.5 (Genetic Analisis in Excel) foi gerado os resultados para o comparativo gráfico. A análise feita por estimativas F (índice de fixação gênica) entre as populações nos observar que entre os pontos J-1 e C-2 apresentam uma fixação st média de 0,006 , classificado com alto valor de fluxo gênico dentro dessas populações e um baixo fluxo gênico entre C-4 e C-8 .
Descrição: LIMA, F. F. D. de O. Variabilidade de Aedes aegypti em área urbana de Campina Grande - PB. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4264
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Fernandes Duarte de Oliveira Lima.pdfFernanda Fernandes Duarte de Oliveira Lima697.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.