Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4290
Título: O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos
Autor(es): Santos, Maria José Batista de Souza
Palavras-chave: Aprendizagem
Frações
Material didático
Ensino de Matemática
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O objetivo desse trabalho é verificar as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem das frações, fazendo um estudo comparativo entre metodologias diferentes adotadas em duas salas de aula de 6⁰ ano do ensino fundamental. Em ambas as turmas trabalhamos o conteúdo de frações através da aula expositiva, aplicamos um questionário (Q ₁) para analisarmos os dados obtidos em relação a essa metodologia. Em seguida, adotamos uma metodologia diferente, utilizamos o material concreto, especificamente, os discos de frações, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e manusear esses materiais, por fim, aplicamos outro questionário (Q₂) para verificarmos a eficácia desse método de ensino. Os resultados obtidos através da aula prática mostram que os alunos apresentaram um melhor desempenho na aprendizagem.
Descrição: SANTOS, M. J. B. de S. O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4290
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Batista de Souza Santos.pdfMaria José Batista de Souza Santos1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.