Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4293
Título: Esporte e lazer na cidade de Fagundes-PB: um diagnóstico situacional
Autor(es): Nascimento, Alexandre Lima do
Palavras-chave: Esporte e lazer
Atividade física
Políticas públicas
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O número de pessoas que buscam por áreas de lazer e para prática de esportes vem aumentando a cada dia que passa no Brasil e no mundo. O lazer e o esporte são tidos como direitos universais garantidos pelas políticas públicas, no entanto, a acessibilidade por parte da população é de forma desigual, a pobreza juntamente com outros fatores como, falta de emprego, doenças entre outros, não são fatores isolados em se tratando dessas desigualdades. Refletindo sobre as políticas públicas na esfera nacional, percebe-se que estimula e fortalece projetos e programas na esfera estadual e municipal. Partindo do princípio de que para ter uma política de esporte e lazer de qualidade é necessário um trabalho em conjunto entre governo e sociedade civil. O presente estudo teve como objetivo central Elaborar um diagnóstico situacional do esporte e lazer na cidade de Fagundes, e os objetivos específicos foram: Mapear os serviços e equipamentos de esporte e lazer; Identificar as condições estruturais e organizacionais dos serviços e equipamentos de Esporte e Lazer; Detectar possíveis melhorias relacionadas ao Esporte e Lazer, além de Identificar ações, projetos e programas voltados ao esporte e lazer no município de Fagundes. A população foi composta por alunos de seis turmas do ensino médio e por pessoas que utilizam logradouros públicos para prática da caminhada. A amostra foi de 50 (cinquenta) indivíduos. Foi levado em conta a observação dos fatos e aplicação de questionários com 10 (dez) questões, sendo elas 3 (três) objetivas e 7 (sete) subjetivas, referentes ao esporte e lazer no município de Fagundes, o presente trabalho teve duração de 6 (seis) meses, tendo início em setembro e término em março. De acordo com a análise dos dados foi visto que a cidade de Fagundes precisa melhorar suas políticas públicas de esporte e lazer; o gestor municipal deve investir mais na manutenção dos locais já existentes e criando novas áreas para atrair mais praticantes e possibilitar uma prática esportiva de qualidade para população e abrindo espaços para criação de novas modalidades. O município de Fagundes apresenta deficiência no esporte e no lazer, pois as áreas direcionadas para as práticas esportivas e de lazer não são capazes de suprir as necessidades da população e com o aumento no número de praticantes de esportes a tendência é que esse problema se agrave ainda mais. Por fim aconselha-se que o gestor municipal busque um trabalho em conjunto com a esfera federal e estadual, em busca de programas que objetive melhorar e ampliar as áreas de lazer e de esporte na cidade de Fagundes.
Descrição: ALEXANDRE, A. L. do. Esporte e lazer na cidade de Fagundes-PB: um diagnóstico situacional. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4293
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Lima do Nascimento.pdfAlexandre Lima do Nascimento456.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.