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dc.contributor.authorLira, Thacyanne Kataryne Barbosa-
dc.date.accessioned2014-07-11T17:59:17Z-
dc.date.available2014-07-11T17:59:17Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.identifier.otherCDD 363. 728-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4301-
dc.descriptionLIRA, T. K. B. Gerenciamento de resíduos em laboratórios de ensino de Química e proposta de tratamento de efluentes por adsorção. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs universidades são centros de produção de conhecimento que afetam toda a sociedade, logo, a gestão exemplar dos seus resíduos é uma questão imperativa. A geração em grande frequência, a necessidade de acondicionamento específico e descarte especial torna a produção de resíduos químicos nos laboratórios didáticos um grave problema para as IES. A implantação de um sistema de gestão de resíduos deve iniciar com o reconhecimento do problema. Nessa perspectiva, foi proposto um diagnóstico inicial nos laboratórios de química analítica do DQ/UEPB, como primeira etapa do Sistema de Gestão de Resíduos a ser implantada. Inicialmente fez-se o inventário do passivo, no qual classificou-se os materiais estocados, considerando fatores como periculosidade, necessidade de acondicionamento específico e incompatibilidades entre produtos, posteriormente fez-se o inventário do ativo, com finalidade de qualificar e quantificar a produção de resíduos gerados no cotidiano dos laboratórios. Após essas etapas, desenvolveuse o estudo da viabilidade do tratamento dos efluentes contaminados de metais pesados gerados nessas unidades, através do processo de adsorção em leito fixo utilizando bagaço de cana de açúcar como biomassa adsorvente, enfatizando cromo como agente contaminante. Com base nos dados obtidos, desenvolveramse ações para destinação adequada dos resíduos encontrados e reorganização laboratorial para armazenamento seguro de reagentes e soluções. Essas medidas resultaram na diminuição significativa de material estocado em cada unidade, possibilitando um ambiente mais seguro para discentes, docentes e técnicos, além de representar uma economia de insumos, visto que foi inibida a preparação de quantidades excedentes ao uso e diminuição do descarte de soluções, trazendo benefícios econômicos e ambientais. Como também o estudo do tratamento do efluente obteve resultados que atestam a eficiência do adsorvente, removendo 90% em 60 minutos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Evangelista de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectTratamento de efluentept_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.titleGerenciamento de resíduos em laboratórios de ensino de Química e proposta de tratamento de efluentes por adsorçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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