Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4310
Título: Avaliação do ruído em terminais de transporte coletivo da cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Costa, Isabelle Tribuzy Ferreira da
Palavras-chave: Poluição sonora
Terminais de transporte coletivo
Níveis de ruído
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O crescimento demográfico acelerado, que ocorre continuamente nos centros urbanos, corrobora para os problemas de níveis excessivos de ruído, agravando a deterioração da qualidade de vida. O tráfego de veículos é o principal contribuinte para a poluição sonora, em virtude de seu grande fluxo, em especial o sistema de transporte coletivo por ônibus que comporta veículos pesados. Sendo assim, os terminais de transporte coletivo, componentes do sistema de mobilidade urbana, podem ser considerados ambientes propícios à condições insalubres e desconformidade com a legislação. Desta forma, objetivou-se avaliar o nível de ruído em terminais de transporte coletivo da cidade de Campina Grande na Paraíba. Para tanto, os terminais foram divididos em pontos de medições com intervalos que variaram entre 15 e 5 segundos e encontrou-se o nível equivalente de ruído (LAeq) para os mesmos, assim como os valores máximos e mínimos. Após a coleta dos dados, os mesmos foram comparados com a legislação vigente, e depois verificou-se a existência de uma diferença significativa entre os pontos de coleta com a aplicação do teste de Tukey, além de analisadas as respostas dos usuários à pesquisa aplicada sobre ruído nos terminais. As médias gerais (LAeq) encontradas para o Terminal de Integração (para 15 e 5 segundos), Terminal Cristiano Lauritzen e Terminal Argemiro de Figueiredo foram, respectivamente, 75,5 dB(A), 76,7 dB(A), 71,7 dB(A), 67,9 dB(A). Não houve diferença significativa entre os pontos de medições para 5 segundos de intervalo coleta. Observou-se que poluição sonora é o que mais incomoda os usuários dos terminais.
Descrição: COSTA, I. T. F. da. Avaliação do ruído em terminais de transporte coletivo da cidade de Campina Grande-PB. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4310
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelle Tribuzy Ferreira da Costa.pdfIsabelle Tribuzy Ferreira da Costa2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.