Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4333
Título: O erro no processo de aprendizagem
Autor(es): Silva, Adele Caroline Maia da
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Aprendizagem
Erro no Processo de Aprendizagem
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: O presente artigo trata da concepção do erro no processo de aprendizagem do aluno sob a ótica dos professores de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB, além de traçar um perfil dos professores com relação ao ensino e aprendizagem de seus alunos. Para realização dessa pesquisa tomou-se como base aspectos teóricos, fundamentados principalmente nos autores Jussara Hoffmann e Carlos Luckesi, em seguida, pesquisa de campo através da aplicação de questionários. Um total de dezesseis professores foram submetidos ao referido questionário, sendo divididos igualmente por redes de ensino. Foram levados em consideração aspectos como idade, formação acadêmica e tempo de atuação. A pesquisa, além de nos proporcionar as respostas pretendidas, ainda nos trouxe alguns questionamentos, que nos leva a refletir sobre o funcionamento das práticas educacionais adotadas pela comunidade escolar. Um fator positivo dentro desse contexto consiste na constatação de que os professores adotam uma postura democrática com relação as suas práticas, voltada ao aprendizado de seus alunos. No entanto, não podemos deixar de refletir sobre a postura das instituições privadas de ensino que legisla em prol de uma sociedade dominante e que apesar do modelo democrático adotado pelas instituições públicas, temos um sistema de ensino ainda bastante fragilizado.
Descrição: Silva, A. C. M. da. O erro no processo de aprendizagem. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4333
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adele Caroline Maia da Silva.pdfAdele Caroline Maia da Silva529.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.