Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4334
Título: Há racismo na obra Lobatiana?
Autor(es): Nascimento, Aline Ribeiro do
Palavras-chave: Literatura Infantil
Análise Literária
Racismo
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: As discussões apresentadas neste artigo analisam a obra Caçadas de Pedrinho do autor Monteiro Lobato. Em uma perspectiva de perceber se essa literatura apresenta uma abordagem racista em sua narrativa, uma vez que desenvolvemos um trabalho de leitura desta obra juntamente com algumas crianças de uma escola particular de Campina Grande-PB. No instante em que trabalhávamos esta leitura, percebemos momentos de inquietudes entre alguns alunos. O artigo também aborda a importância da literatura infantil na formação dessas crianças, possibilitando-as a tornarem-se cidadãos críticos e participativos do meio em questão inseridas. O livro “Caçadas de Pedrinho” traz alguns dados importantes quanto à posição que o negro ocupa no imaginário da literatura infantil no Brasil. Podendo inconscientemente conduzir algumas crianças a atitudes racistas entre os colegas. Sendo assim, o presente artigo propõe uma maior reflexão sobre o tema abordado. Acreditamos que este estudo contribui com todos os que se interessam sobre o trabalho com a leitura da literatura infantil e com todos aqueles que analisam essas questões.
Descrição: Nascimento, A. R. do. Há racismo na obra Lobatiana?. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4334
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Ribeiro do Nascimento.pdfAline Ribeiro do Nascimento383.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.