Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Jozelma Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-14T18:15:34Z | - |
dc.date.available | 2014-07-14T18:15:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4338 | - |
dc.description | Souza, J. B. de. Aprendizagem escolar e avaliação formativa. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a avaliação da aprendizagem deve ser de caráter contínuo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos. A avaliação formativa é antes de tudo contínua, caracterizada pela intervenção pedagógica ao longo do processo educativo, com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar como ocorre o processo de avaliação numa turma do 5° ano. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino, localizada no município de Aroeiras-PB. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e observações para registros em diário de campo. Para a fundamentação e análise dos dados contamos com os autores Hoffmann (2009, 2005, 2003 e 2001), Luckesi (1996), Vasconcellos (2007 e 2003), Libâneo (1994), Demo (1999), Fernandes e Freitas (2008), Esteban (2008 e 2003), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os 13 alunos do 5° ano. A análise dos dados levou a considerar que a prática da professora não consta de variações didáticas, de possíveis reajustamentos das práticas pedagógicas para a melhoria das aprendizagens dos alunos, distanciando-se da avaliação da aprendizagem com características de uma avaliação formativa e, consequentemente, não proporcionando a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Formativa | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem escolar e avaliação formativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jozelma Bezerra de Souza.pdf | Jozelma Bezerra de Souza | 695.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.