Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4342
Título: As contribuições da psicologia histórico-cultural para formação de pedagogos
Autor(es): Nascimento, Maria José Peres do
Palavras-chave: Formação de Professores
Psicologia Histórico - Cultural
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - PDA
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para Formação de Pedagogos para um descortinar nos horizontes de compreensão do significado e relevância da história social humana.Tomamos com base o componente de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-PDA que trazem como referência os estudos da corrente da Psicologia Histórico-Cultural defendida por Vigotski e os seus comentadores na atualidade, a exemplo de Duarte (2006; 1993) e Rasia (2009; 2011).Nele apresentamos os conhecimentos desta teoria como sendo de grande importância para melhorar a compreensão do futuro docente a respeito de seu aluno oferecendo uma nova maneira de ver o ser humano como ativo, social e histórico. A metodologia para a apreciação e análise dos dados se encontra pautada nos pressupostos filosóficos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, presentes na obra de Vigotski. Os instrumentos investigativos foram entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. A análise das informações permitiu demonstrar que é a partir deste componente que os mesmos têm contato com um conjunto de conhecimentos a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, os estágios de desenvolvimento, a relação professor\aluno e o papel do professor neste processo. Os resultados apresentados nos guiam para uma reflexão sobre o papel da Psicologia nos currículos de formação de docentes e também nos leva a perceber uma visível mudança nas apropriações dos discentes do curso de Pedagogia da UEPB dos princípios da Teoria Histórico - Cultural que atualmente avançar na compreensão das práticas pedagógica do atual contexto social, sem divorciar a atuação do professor do processo histórico.
Descrição: Nascimento, M. J. P. do. As contribuições da psicologia histórico-cultural para formação de pedagogos. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4342
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Peres do Nascimento.pdfMaria José Peres do Nascimento2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.