Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4343
Título: A contribuição do PIBID no processo de formação para a docência
Autor(es): Nóbrega, Patrícia Ferreira
Palavras-chave: Educação
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Currículo
Formação em Pedagogia
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: Neste artigo objetiva-se descrever e analisar a experiência de uma estudante de Pedagogia na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao Programa e ao Subprojeto Pedagogia e caracterização do lócus da experiência. Também se faz alusão a Currículo e Projeto Político-Pedagógico, relata-se a experiência de iniciação à docência e faz-se uma reflexão acerca da influência dessa experiência no processo de formação. O embasamento teórico e a análise são feitos à luz de documentos oficiais e de estudiosos como Freire (2007, 2005), Vasconcellos (2010, 2003), Veiga (2003), Pimenta e Lima (2005), dentre outros. A experiência foi vivenciada com turmas do 5º ano, numa escola da rede estadual de ensino, em Campina Grande – Paraíba, sob a supervisão da professora regente dessas turmas e coordenação de uma professora do Curso de Pedagogia da UEPB/Campus I, durante o período de um ano e meio. A análise da experiência vivenciada levou a concluir que o PIBID deu oportunidade de: aprofundar/ampliar o conhecimento dos conteúdos escolares e aprimorar habilidades necessárias à docência; reconhecer a necessidade e a importância do trabalho em equipe no cotidiano escolar; compreender que é imperativo se fazer análise da realidade da escola e, especificamente, da classe, a fim de se obter dados para a elaboração do Projeto de Ensino-aprendizagem a partir das reais necessidades apresentadas; ajudar a fortalecer o trabalho da professora supervisora e melhorar o rendimento dos alunos. Enfim, contribuiu sobremaneira no processo de formação em Pedagogia.
Descrição: Nóbrega, P. F. A contribuição do PIBID no processo de formação para a docência. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4343
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Ferreira Nóbrega.pdfPatrícia Ferreira Nóbrega563.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.