Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Título: Leitura e ludicidade na educação infantil: a contação de histórias favorecendo a conquista de novos leitores
Autor(es): Souza Neta, Rosa de
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico
Incentivo a Leitura
Contação de História
Leitura
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: Este estudo partiu da necessidade de compreendermos a importância das crianças estarem envoltas em um ambiente lúdico, com foco nos momentos de contação de histórias. Partimos do pressuposto de que a leitura sendo apresentada de forma lúdica favorece a conquista de novos leitores. A crença nesse fato nos levou ao desejo de sabermos o que os professores pensam sobre essa questão. Para tanto, entrevistamos 10 professores atuantes na docência em Educação Infantil. Os sujeitos investigados socializaram seus pontos de vista sobre a contação de história e a forma como atuam em sala de aula junto às crianças. Inicialmente, nos debruçamos em uma pesquisa bibliografia baseando-nos em Hermida (2009), Vigotsky (1998), Machado (2000), entre outros. Com a exploração bibliográfica foi possível observar como diversos autores tratam a ludicidade e a leitura (contação de histórias) sob diferentes enfoques e aspectos. A nossa curiosidade primordial em sabermos se o lúdico e a contação de histórias caminham juntos é saciada por meio da análise dos dados. Os docentes afirmam com unanimidade os benefícios dessa parceria.
Descrição: Souza Neta, R. de. Leitura e ludicidade na educação infantil: a contação de histórias favorecendo a conquista de novos leitores. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4345
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosa de Souza Neta.pdfRosa de Souza Neta397.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.