Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4346
Título: Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital: A importância do computador no processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE- Campina Grande/ PB
Autor(es): Silva, Tarcia Paulino da
Palavras-chave: Educação Especial
Educação Tecnológica
Inclusão Digital
Inclusão Social
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da investigação acerca da importância das tecnologias assistivas na vida das crianças, com deficiência intelectual, que são atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande. Além disso, discutir como as tecnologias podem favorecer não só pedagogicamente, mas socialmente através da inclusão digital dessas pessoas. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa na APAE/CG com crianças, com paralisia cerebral, atendidas no laboratório de informática foi possível compreender como funciona o atendimento a esse grupo específico, analisando de que modo as tecnologias assistivas, incorporadas pedagogicamente, influenciam no apoio à aprendizagem desses alunos, como também a identificação dos softwares que contribuem para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual. Antes da pesquisa in locu, foi feito levantamento bibliográfico sobre tecnologias na educação, tecnologias assistivas, educação especial, entre outros temas envolvidos através de alguns teóricos como (ALLEGRETTI, 2005; KENSKI, 2004; RIBEIRO, 2013; VALENTE, 2005) entre outros verificando-se que as tecnologias assistivas, especialmente, o computador, contribuem no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois estes recursos podem dar aos mesmos a oportunidade de se comunicar e interagir com o professor e outras pessoas. Sendo assim, considerando as observações na APAE, verificou-se que através das aulas de informática os alunos têm a oportunidade de construir seu conhecimento permeado pela interação não só com os outros alunos, mas também com a família superando seus limites e interiorizando o conhecimento de maneira lúdica.
Descrição: Silva, T. P. da. Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital: A importância do computador no processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE- Campina Grande/ PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4346
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarcia Paulino da Silva.pdfTarcia Paulino da Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.