Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4352
Título: A sexualidade infantil na concepção de professores de creches públicas
Autor(es): Meireles, Ana Karina Soares
Palavras-chave: Sexualidade Infantil
Educação Sexual
Educação Infantil
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar através da referencia de Freud, a percepção de professoras/es de creches sobre a sexualidade infantil expressa nas práticas educativas. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado a 18 professores/as das creches estaduais da cidade de Campina Grande. O percurso metodológico teve caráter qualitativo e se utilizou do questionário para a realização da coleta dos dados. A análise dos dados revelou que as/os professoras/es possuem um conhecimento superficial sobre o desenvolvimento da sexualidade infantil, demonstrando dúvidas e resistência para tratar sobre o assunto. Constata-se que tal conhecimento precisa ser aprofundado para que as/os professoras/es possam entender o desenvolvimento da sexualidade infantil e realizar intervenções com maior segurança e eficiência. Conclui-se este trabalho destacando a importância do desenvolvimento saudável da sexualidade das crianças, o que implicará na construção de conhecimentos por parte dos professores/as acerca da sexualidade no contexto atual. A orientação sexual é imprescindível no ambiente escolar, principalmente com crianças, que estão em pleno desenvolvimento de si mesmo e do corpo.
Descrição: Meireles, A. K. S. A sexualidade infantil na concepção de professores de creches públicas. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4352
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Karina Soares Meireles.pdfAna Karina Soares Meireles590.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.