Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4358
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Suely de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-14T18:17:10Z | - |
dc.date.available | 2014-07-14T18:17:10Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4358 | - |
dc.description | Queiroz, S. de M. A psicomotricidade como prática inclusiva na educação para deficientes intelectuais. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema que será abordado, neste trabalho é a inclusão das crianças com deficiência intelectual que surgiu de várias interrogações abordadas durante os estágios realizados durante o curso de pedagogia e de experiência durante lecionava em uma escola particular. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar os desafios que surgiram em decorrência da inclusão dessas crianças ao sistema regular de ensino e como a psicomotricidade pode servir de apoio pedagógico no ensino-aprendizagem das crianças com deficiência. Como nossa pesquisa tinha o cunho qualitativo buscamos analisá-la levando em consideração os conhecimentos das entrevistadas e as especificidades desse tipo de pesquisa. A pesquisa ocorreu na Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais (APAE) na cidade de Campina Grande PB. Os dados foram obtidos através de uma entrevista a qual continham perguntas que se referiam as suas formações, dos desafios e opiniões acerca da inclusão das crianças com deficiência intelectual no ensino regular. A pesquisa foi realizada com sete professoras que lecionam no fundamental I. Estes responderam às perguntas com objetividade e experiência ligadas as questões do convívio educacional ao qual interagem com dedicação e eficiência. Mas o que tem nos preocupado é a forma como estar sendo visto e discutido esse tema, ficando só em vias de papeis, professores despreparados e a escola sem compreender como contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
dc.title | A psicomotricidade como prática inclusiva na educação para deficientes intelectuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Suely de Moraes Queiroz.pdf | Suely de Moraes Queiroz | 527.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.