Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Ana Paula Ramos-
dc.date.accessioned2014-07-14T18:17:25Z-
dc.date.available2014-07-14T18:17:25Z-
dc.date.issued2014-07-14-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4361-
dc.descriptionCavalcanti, A. P. R. A prática musical na educação infantil. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA temática aqui discutida, a prática musical na Educação Infantil, surgiu de uma afinidade com a música. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a prática musical da Creche Municipal Lourdes Loureiro, da cidade de Campina Grande PB. A pesquisa se deu primeiramente pela observação do local pesquisado no intuito de ter um contato primário com o objeto de estudo. Após essa primeira etapa foi realizada, para obtenção dos dados um roteiro com perguntas a cerca do tema. Também utilizamos conversas informais e análise documental. Por ser uma pesquisa qualitativa buscamos analisar os dados levando em consideração as especificidades desse tipo de pesquisa. A pesquisa foi realizada com 6 professoras que atuam na creche e na pré-escola da referida instituição. Após analisarmos a pesquisa percebemos que a música está presente na Educação Infantil, mas não com a qualidade devida. As atividades citadas pelas professoras estavam muito ligadas a questões de cantar musicas para introduzir rotinas nas crianças, nas festividades da escola, em fim em atividades que não deixam de ter sua importância, mas não atingem os benefícios que a música proporciona, e por elas citados na entrevista. Assim concluímos que existe uma lacuna considerável entre a teoria e a prática. Também um aspecto que consideramos importante na pesquisa foi o fato de que essa ineficiência com relação à prática musical também está ligada a formação dos professores, principalmente ao que se diz respeito à formação musical não uma formação que contemple todas as habilidades musicais, mas a que pelo menos supra as necessidades mais urgentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Álvaro Luís Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectInstrumento Didáticopt_BR
dc.subjectMúsica na Educaçãopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.titleA prática musical na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Ramos Cavalcanti.pdfAna Paula Ramos Cavalcanti782.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.