Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4362
Título: Literatura infantil e cinema: múltiplos olhares ao conto de fadas Shrek
Autor(es): Silva, Francineide Martins
Palavras-chave: Literatura Infantil
Educação infantil
Contos de Fada
Cinema
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: Este trabalho monográfico aborda como a Cultura Infantil, que enquadra a Literatura Infantil e as adaptações Cinematográficas dos Contos de Fadas, tendo como “norte” o Conto de Fadas moderno Shrek, vem contribuindo para a Educação da Criança de forma positiva trazendo a tona dramas existentes no ser humano como o abandono, a solidão, e a superação dos problemas, fazendo com que as crianças se identifiquem com os personagens principais Shrek e Fiona. Para tanto, se faz necessário uma abordagem teórica acerca do que é literatura infantil, cinema e Contos de Fadas e suas articulações com a Educação, tomando como referências: Coelho (2000), Steinberg & Kincheloe (2001), Giroux (2001), Betelheim (1980), Bernardet (1991), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), entre outros, para assim situar e relacionar com o conto de fadas Shrek, um conto moderno originado de um livro escrito por William Steig, adaptado por Andrew Adamson pelo estudo Dream Word. O conto é considerado uma paródia dos contos de fadas tradicionais, por mostrar os personagens de forma inversa, tal conto traz contribuições significativas para a educação, dentre elas questões relacionadas à identidade de gênero, identificação e formação de identidade mostrando um modelo de homem na sociedade.
Descrição: Silva, F. M. Literatura infantil e cinema: múltiplos olhares ao conto de fadas Shrek. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4362
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francineide Martins Silva.pdfFrancineide Martins Silva1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.