Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4366
Título: O apagamento do rótico /r/ em coda silábica no dialeto mamanguapense: um estudo sociológico
Autor(es): Nascimento, Jeferson Silva do
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação linguística
Rótico
Data do documento: 15-Jul-2014
Resumo: Muitos trabalhos, como, por exemplo, os de VOTRE (1978), CALLOU et al, (1996); OLIVEIRA, (1997, 1983); MONARETTO (1997, 2000, 2002); HORA (2003), orientados pela sociolinguística, comprovam que o rótico /r/ é uma consoante extremamente variável no PB. Dentre os estudos sobre essa consoante está o apagamento na coda interna e externa dos falantes de algumas regiões do Brasil. Partindo desse contexto, o presente trabalho, respaldando-se nas informações veiculadas pela literatura da área, objetiva rastrear fatores linguísticos e extralinguísticos que favorecem, exclusivamente, o apagamento do /r/ em coda1. silábica em posição medial e final dos vocábulos, na fala de alguns estudantes, na cidade de Mamanguape-PB. A nossa hipótese é que algumas variáveis sociais e estruturais como, por exemplo, sexo, escolaridade, contexto antecedente, classe de palavras, tamanho do vocábulo e posição silábica façam com que o rótico /r/, na língua falada desse município, apresente características linguísticas que se assemelham com outros falares de algumas regiões do Brasil. O nosso corpus foi formado por gravações sobre o relato pessoal da vida de doze informantes, contabilizando um total de quase seis horas de entrevistas para serem analisadas, após a coleta dos dados. Para formação de cada grupo de falantes, foram selecionados três informantes do gênero masculino e três do gênero feminino pertencentes aos 6° e 9° anos do ensino fundamental de uma escola pública dessa cidade. Há de se dizer que, além de termos feito uso da metodologia proposta por Labov (1972) nessa pesquisa, também, exigimos que todos entrevistados fossem nascidos e residentes nesse município e que os membros, de cada grupo de informantes, não apresentassem discrepância no que diz respeito à faixa etária entre eles. Após a análise dos dados obtidos nesse estudo, pretendemos contribuir com os estudos sociolinguísticos dessa variável desenvolvidos no Brasil, e assim preencher essa lacuna sobre o estudo desse fenômeno nessa comunidade de fala.
Descrição: NASCIMENTO, J. S. do. O apagamento do rótico /r/ em coda silábica no dialeto mamanguapense: um estudo sociológico. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4366
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeferson Silva do Nascimento.pdfJeferson Silva do Nascimento1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.