Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4390
Título: O pregão eletrônico como ferramenta de eficiência na gestão pública
Autor(es): Nascimento, José Laerte Farias do
Palavras-chave: Administração gerencial
Gestão pública
Pregão eletrônico
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: A Administração Pública no Brasil enfrentou nos últimos anos a adoção de um novo modelo de gestão, cuja ênfase está voltada agora para os resultados e para a eficiência. O objetivo geral é analisar o pregão eletrônico como ferramenta de eficiência na Gestão Pública. Como objetivos específicos a análise da legislação que trata das licitações, com ênfase para análise das Leis 8.666/93, Lei 10.520/02 e do instituto do Sistema de Registro de Preços nas licitações públicas. O enfoque foi na legislação de licitação, que em regra geral, é usada pela administração pública para adquirir bens e serviços para manutenção da máquina administrativa. Dentro deste contexto, as inovações com advento do pregão eletrônico e do Sistema Geral de Preços, que trouxeram flexibilidade, baixo custo e facilidade no processo licitatório. Com forte respaldo nas novas práticas advindas do modelo gerencial. Esse trabalho utilizou como metodologia da revisão da bibliografia referente ao tema estudado. No primeiro capítulo - Administração Pública gerencial: implementação de novos mecanismos nas licitações públicas a fim de favorecer a eficiências nas compras governamentais, será abordado o histórico da Administração Pública no Brasil, o modelo burocrático e o modelo Gerencial, bem como suas características, o modelo gerencial no Brasil, a legislação de compra de bens e serviços, o pregão eletrônico a eficiência nas compras, e o sistema de registros de preços. Bem como, a implantação do modelo gerencial e as inovações no processo licitatório. No capitulo três trata da metodologia utilizada neste trabalho. No ultimo capitulo – Conclusão, será evidenciado que o modelo gerencial influenciou as inovações na legislação de compra governamentais com o pregão eletrônico uma ferramenta eficiente e qual foi o seu impacto na economia dos gastos do governo.
Descrição: NASCIMENTO, J. L. F.do. O pregão eletrônico como ferramenta de eficiência na gestão pública. 2014. 30f. Monográfia (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4390
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Laerte Farias do Nascimento.pdfJosé Laerte Farias do Nascimento376.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.