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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4405
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | França, Janeide Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-18T16:05:55Z | - |
dc.date.available | 2014-07-18T16:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4405 | - |
dc.description | França, J. P. de. O desafio de ser professor na educação básica: sobre identidades e ideologias. 2012. 34f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que atualmente a educação passa por grandes transformações e que inúmeras são as exigências relacionadas ao perfil de um bom professor. O desprestígio desse profissional e a falta de reconhecimento social têm sido fonte de desânimo e desestímulo para este profissional. O professor, realmente, vive e trabalha em condições adversas: jornada sobrecarregada, grande número de alunos por sala de aula, perda de autonomia, baixos salários etc. O objetivo desta monografia é discutir os desafios enfrentados pelo professor de educação básica, bem como aprofundar algumas questões que vem levando esse profissional a situações de estresse emocional e, consequentemente, a apresentar a síndrome de Burnout. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que discute a identidade do professor do ensino básico e os desafios que ele enfrenta na sua profissão. A necessidade de se estudar a temática surge das experiências da própria autora na educação básica e da constatação de que muitos professores apresentam problemas de saúde física e mental no exercício de sua profissão. Baseado nas pesquisas desenvolvidas por Monlevade (2008), Gonçalves (2003), Arroyo (2000), Carvalho (2003), dentre outros pesquisadores, o estudo conclui que o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor é o primeiro passo a ser dado, para que haja valorização profissional e a identidade do professor. Tal reconhecimento deve garantir mudanças com a implantação de políticas públicas inovadoras de investimento na área de educação, com melhores salários, melhores condições de trabalho para levantar a autoestima do professor e oferecer uma educação de qualidade para todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.title | O desafio de ser professor na educação básica: sobre identidades e ideologias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - FPEB - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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