Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Janeide Pereira de-
dc.date.accessioned2014-07-18T16:05:55Z-
dc.date.available2014-07-18T16:05:55Z-
dc.date.issued2014-07-18-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4405-
dc.descriptionFrança, J. P. de. O desafio de ser professor na educação básica: sobre identidades e ideologias. 2012. 34f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que atualmente a educação passa por grandes transformações e que inúmeras são as exigências relacionadas ao perfil de um bom professor. O desprestígio desse profissional e a falta de reconhecimento social têm sido fonte de desânimo e desestímulo para este profissional. O professor, realmente, vive e trabalha em condições adversas: jornada sobrecarregada, grande número de alunos por sala de aula, perda de autonomia, baixos salários etc. O objetivo desta monografia é discutir os desafios enfrentados pelo professor de educação básica, bem como aprofundar algumas questões que vem levando esse profissional a situações de estresse emocional e, consequentemente, a apresentar a síndrome de Burnout. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que discute a identidade do professor do ensino básico e os desafios que ele enfrenta na sua profissão. A necessidade de se estudar a temática surge das experiências da própria autora na educação básica e da constatação de que muitos professores apresentam problemas de saúde física e mental no exercício de sua profissão. Baseado nas pesquisas desenvolvidas por Monlevade (2008), Gonçalves (2003), Arroyo (2000), Carvalho (2003), dentre outros pesquisadores, o estudo conclui que o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor é o primeiro passo a ser dado, para que haja valorização profissional e a identidade do professor. Tal reconhecimento deve garantir mudanças com a implantação de políticas públicas inovadoras de investimento na área de educação, com melhores salários, melhores condições de trabalho para levantar a autoestima do professor e oferecer uma educação de qualidade para todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleO desafio de ser professor na educação básica: sobre identidades e ideologiaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janeide Pereira de França.pdfJaneide Pereira de França479.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.