Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4406
Título: A afetividade na sala de aula: relato de experiência
Autor(es): Santos, Joselany Pergentino dos
Palavras-chave: Relação Professor-Aluno
Afetividade
Aprendizagem
Educação Fundamental I
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a relação afetiva entre professora e alunos/as e sua influência para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças do ensino fundamental I. De acordo com as teorias de Piaget e de Wallon o campo afetivo tem influência direta no intelecto de cada ser. É nessa perspectiva que se ressalta a importância de um maior esclarecimento acerca do tema, uma vez que o aprendizado da criança é afetado diretamente pelo clima emocional presente na sala de aula, tendo em vista que o sujeito se constitui a partir das relações com o outro. No sentido de conhecer melhor a temática em questão, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em uma turma de 2º ano do ensino fundamental I, composta por 14 crianças com idade de 6 a 7 anos, em uma escola particular na cidade de Campina Grande, PB. Através da pesquisa pode-se constatar que a afetividade é de grande importância para o desenvolvimento e aprendizagem do/a aluno/a e deverá ser trabalhada de forma positiva em sala de aula, pois as emoções estão presentes em toda conduta humana, sendo assim, indissociável do aprendizado.
Descrição: Santos, J. P. dos. A afetividade na sala de aula: relato de experiência. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4406
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselany Pergentino dos Santos.pdfJoselany Pergentino dos Santos632.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.