Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4408
Título: Sobre Rosálio e Irene: uma semiótica do sentido das cores em O voo da Guará Vermelha, de Valéria Rezende
Autor(es): Brito, Clivânia Ramos de
Palavras-chave: Semiótica
Linguagem
Cores
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Em “O voo da guará vermelha” (2005), Maria Valéria Rezende menciona frequentemente as cores, tanto nos títulos dos capítulos, quanto no título da obra e em seu texto. Percebeu-se que o uso das cores (vermelho, branco, ocre, amarelo, etc.) simboliza as mudanças psicológicas ocorridas com os personagens na narrativa. Assim sendo, há uma forte relação entre as cores e o estado emocional dos protagonistas Rosálio e Irene: à medida em que as variações de tom se verificam, os personagens apresentam mais ou menos vigor, esperança ou entusiasmo. Esta pesquisa, lendo cores nas palavras e vice-versa, defende a ideia de que a linguagem performatiza a representação dos personagens dependendo de uma escala de mudança de tons que cria níveis de leitura/recepção do texto. Identificar como os níveis mesclam-se à narrativa foi o principal propósito deste estudo. O valor semântico das cores foi considerado segundo a semiótica greimasiana (Greimas & Courtés (2008)), somada a um quadro composto por Barros (2001; 2005), Fiorin (1989), Cortina & Marchezan (2004); Rousseau (1980) e Guimarães (2000), dentre outros.
Descrição: Brito, C. R. de. Sobre Rosálio e Irene: uma semiótica do sentido das cores em O voo da Guará Vermelha, de Valéria Rezende. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4408
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clivânia Ramos de Brito.pdfClivânia Ramos de Brito571.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.