Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4416
Título: Vivir para Contarla: escritura del yo y memoria en Gabriel García Márquez
Autor(es): Costa Junior, José Veranildo Lopes da
Palavras-chave: Literatura Colombiana
Biografia
Memória
Gabriel García Márquez
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Literatura, imaginação, ficção, esquecimento, escritas de si, Gabriel García Márquez, essas são apenas umas das palavras que permeiam as discussões nessa pesquisa. Nos preocupamos em discutir a partir de Vivir para contarla (2007), a biografia de Gabriel García Márquez, pontos relativos a escrita de si. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas de Bakhtin (2003), Costa Lima (2006) Klinger (2007), Lejeune (2007), entre outros. Dessa forma, pretendemos estabelecer diferencias entre a autobiografia e outros gêneros memorialísticos para tratar de alguns pontos importantes, como a memória e a noção de Pacto Autobiográfico apresentado pelo teórico francês Philippe Lejeune (2008). Assim, discutiremos sobre como a memória é aplicada em García Márquez, apontando para o esquecimento e a memória como estratégias da escrita autobiográfica. Em sínteses, nos propomos a refletir sobre os limites entre realidade e ficção, imaginação e realidade na obra do escritor colombiano, além de discutir si Vivir para contarla (2007) é literatura autobiográfica ou ficção e quais são os pontos de encontro que nos permitem comprovar nossas análises.
Descrição: Costa Júnior, J. V. L. da. Vivir para Contarla: escritura del yo y memoria en Gabriel García Márquez. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4416
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Veranildo Lopes da Costa Junior.pdfJosé Veranildo Lopes da Costa Junior709.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.