Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4417
Título: A importância da prática da leitura para a formação de leitores nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Elza Fernandes da
Palavras-chave: Leitura
Formação de Leitores
Ensino Fundamental
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A prática da leitura se faz presente em nossa vida desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a qual vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo embora, muitas vezes, não nos damos conta. O desenvolvimento da leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. A leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. A presente pesquisa bibliográfica objetiva discutir a importância da prática de leitura para a formação de leitores nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesta discussão, enfocamos a importância do ato de ler, as estratégias de leitura e o papel da escola na formação de leitores. Esperamos, ainda, com esta discussão teórica, contribuir para ampliar a reflexão sobre a relevância das práticas pedagógicas que visam a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem da leitura na escola.
Descrição: Silva, E. F. da. A importância da prática da leitura para a formação de leitores nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. 39f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4417
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elza Fernandes da Silva.pdfElza Fernandes da Silva529.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.