Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4418
Título: A emancipação feminina sob a perspectiva do livro didático de História
Autor(es): Silva, Maria das Dores de Mélo
Palavras-chave: História
Livro Didático
Emancipação
Mulheres
Ensino Fundamental
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A monografia discute a emancipação feminina abordada ou silenciada nos livros didáticos de história. Nessa discussão, realiza uma contextualização histórica sobre as lutas e resistências das mulheres diante da subjugação e opressão dos homens que historicamente vêm se configurando como verdadeiros detentores do poder, legitimado pela sociedade vigente. Está respaldada em uma pesquisa bibliográfica que procurou recuperar os aspectos fundamentais da temática, assim como, em uma análise do livro didático de História do ensino fundamental II, partindo da premissa em observar e discutir a visibilidade ou não da mulher nesse instrumento didático. Neste sentido, problematiza as conceituações tradicionais da sociedade patriarcal a partir do século XIX e desenvolve um debate intensivo em torno das manifestações femininas devido tamanha exaltação das “vozes” masculinas, submetendo as mulheres a elevados graus de submissão e inferioridade. Embasada nos estudos de Burke (2011), Foucault (2011), Lopes (2001) Fonseca (1988) a pesquisa aborda a resistência das mulheres ao serem acusadas de dissidentes e perturbadoras da ordem estabelecida para as mesmas, no ato de envolvimento e atuação nos movimentos sindicalistas e feministas que sofreram enormes “blecautes” do masculino.
Descrição: Silva, M. das D. de M. A emancipação feminina sob a perspectiva do livro didático de História. 2013. 70f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4418
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Dores de Mélo Silva.pdfMaria das Dores de Mélo Silva5.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.