Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4419
Título: Análise do livro didático: os conhecimentos gramaticais articulados ao eixo da análise linguística
Autor(es): Prazeres, Márcio Vicente
Palavras-chave: Livro Didático
Análise Linguística
Língua Portuguesa
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A presente pesquisa se propõe analisar em uma coleção de livro didático de Língua Portuguesa destinada ao ensino médio (“Português: linguagens – literatura, produção de texto, gramática” 1º, 2º e 3º volumes, de Cereja & Magalhães) a abordagem dada pelos volumes desta coleção aos conhecimentos linguísticos (ou tópicos gramaticais), sabendo que segundo os documentos parametrizadores da educação nacional (PCNEF, PCNEM, OCEM) e estadual (RFEM), tais conhecimentos estão vinculados ao eixo da prática de análise linguística (AL), que, assim, passa a conferir a eles uma abordagem reflexiva e sistemática. Para isso, essa pesquisa, que se caracteriza como documental, de base exploratória, se propõe, primeiramente, em revisar a bibliografia que parametriza os estudos sobre a língua/linguagem, bem como os vinculados ao livro didático de português. Em seguida, será feita a análise da estrutura dos livros da coleção em apreço, como também do Manual do Professor que acompanha os volumes, tendo como base, principalmente, o Guia: PNLD-2012, documento oficial responsável por avaliar, recomendar, comprar e distribuir os livros didáticos (BATISTA; ROJO& BATISTA, 2003). Por fim, será analisado um capítulo (e suas seções) de cada volume, que apresentam seções que desenvolvem e aplicam, por meio de exercícios, o conceito da categoria gramatical estudada. Pretende-se, dessa forma, analisar como os autores desenvolvem esse movimento de apreensão dos conhecimentos linguísticos, se de forma reflexiva, adotando como unidade de ensino o texto e como método de ensino o praticado pela gramática reflexiva, ou se se limitam a frase e ao método da gramática descritiva, de base normativa.
Descrição: Prazeres, M. V. Análise do livro didático: os conhecimentos gramaticais articulados ao eixo da análise linguística. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4419
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Vicente Prazeres.pdfMárcio Vicente Prazeres10.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.